Tesis doctoral de Roberta Krahe Edelweiss
Pertence í história da humanidade o costume de colecionar objetos. A evoluí§í£o do gesto do colecionismo, que busca proteger e ordenar coleí§íµes através de uma narrativa, percebida no ato da visitaí§í£o do mesmo. O museu como edifício, durante sua trajetória histórica, serve como um invólucro para guardar objetos, atua como um continente de grande importí¢ncia para o ser humano, por guardar sua memória. Este edifício atua, portanto, como um cenário, pois nele ocorre uma narrativa, contada através dos objetos de coleí§í£o nele contidos. como ponto de partida, é importante ressaltar a visí£o da arquitetura a partir de um sistema de relaí§íµes, entendendo-a através de seu contexto. O aporte da teoria do lugar, ou topogíªnesis – de autoria de josep muntañola – compreende a arquitetura através de seu contexto em sua complexidade tanto cultural, quanto histórica e geográfica, contemplando interaí§íµes entre partes, lugares, objetos construídos, culturas e técnicas. O conceito de cronotopo, presente na teoria do lugar, é o que contribui para este estudo no sentido de afirmar que cada criaí§í£o artística pertence a um espaí§o e tempo determinados e que o ser humano, em sua sensibilidade, é capaz de perceber este código espaí§o-temporal presente nos objetos através do reconhecimento de memórias. No ato da visitaí§í£o de um museu, portanto, o visitante é sensível em compreender os objetos – tanto continente quanto conteúdo – como um exercício sensível de memória e é capaz de relacioná-los entre si. este estudo trata dos museus de artes, e, quando a arquitetura é compreendida como um objeto artístico, ocorre uma inevitável relaí§í£o de diálogo entre estas duas maneiras de expressí£o artística. Para compreender esta relaí§í£o da arte dentro da arte e para poder identificar a postura que assume a arquitetura na condií§í£o de continente, é de suma importí¢ncia o aporte dos estudos de paul ricoeur acerca da narrativa e sua aplicaí§í£o í arquitetura. Com base na narrativa de ricoeur é possível traí§ar um paralelo entre o caminho já trilhado por este autor e o que neste estudo chamamos de «ato museístico», sendo possível desmembrar a existíªncia do museu em diferentes tempos, e neles identificar os indivíduos presentes e seus papéis. no caso da arquitetura dos museus, em funí§í£o da relaí§í£o estabelecida entre continente e conteúdo, valemo-nos do conceito da dialogia, com base nos estudos de mikhail bakhtin. Baseando-nos na visí£o dialógica, ressaltamos a relaí§í£o entre todos os elementos em «diálogo» no ato da visitaí§í£o do museu – tais como edifício, obra de arte, indivíduo e contexto. Na hipótese da existíªncia de diferentes posturas por parte do autor de um edifício, identificamos estratégias projetuais possíveis, que surgem de uma necessidade de diálogo ou de ruptura entre continente e conteúdo. Podemos detectar tais estratégias a partir da adoí§í£o da forma abstrata, de elementos de arquitetura e de soluí§íµes funcionais ou formais na criaí§í£o do objeto construído. Para tal, o autor de um museu assume uma específica «estratégia projetual», como o «container», o «colecionismo», a «cópia», entre outras. O museu de artes como edifício denota uma postura em relaí§í£o a seu conteúdo. As «estratégias projetuais» sí£o, entí£o, o meio identificado para que um arquiteto chegue a uma pretendida postura dialógica. Neste trabalho foram identificadas tríªs possibilidades de posturas quanto í relaí§í£o dialógica, classificadas nas seguintes categorias: «museus idíªnticos», «museus neutros» e «museus dialógicos». como objetos de estudo foram eleitos exemplos de museus de arte do panorama brasileiro, do período a partir da eclosí£o do movimento moderno, com base na qualidade de sua arquitetura, diversidade nos exemplos, familiaridade por parte da autora com o tema e possibilidade de contribuií§í£o para o conhecimento da arquitetura brasileira. Sí£o eles: museu lasar segall de gregori warchavchik, museu de artes de sí£o paulo de lina bo bardi, museu das missíµes de lucio costa, museu de arte contemporí¢nea de niterói de oscar niemeyer e pinacoteca do estado de sí£o paulo de paulo mendes da rocha. observa-se nesta investigaí§í£o de caráter híbrido um caminho interessante e viável para aplicaí§í£o í investigaí§í£o no campo da arquitetura. Na aplicaí§í£o da ferramenta ao panorama brasileiro se ensaia um caminho que revela a riqueza de sua arquitetura museística. O foco dialógico prova ser uma interessante ferramenta para o aprofundamento intelectual no campo da arquitetura e mais especificamente da museística.
Datos académicos de la tesis doctoral «A dialogia na arquitetura dos museus brasileiros depois do movimento moderno«
- Título de la tesis: A dialogia na arquitetura dos museus brasileiros depois do movimento moderno
- Autor: Roberta Krahe Edelweiss
- Universidad: Politécnica de catalunya
- Fecha de lectura de la tesis: 10/07/2008
Dirección y tribunal
- Director de la tesis
- Josep Muntañola Thornbergs
- Tribunal
- Presidente del tribunal: alfredo Linares soler
- victor Manuel Canedo neves (vocal)
- ricardo Canto móniz zúquete (vocal)
- Marta Llorente díaz (vocal)