Da contrafaÁ§Á£o da representaÁ§Á£o Á  (im)possibilidade dos géneros. territórios estéticos autorais: problemática do desencontro com as práticas da recepÁ§Á£o na literatura e no cinema

Tesis doctoral de InÁªs María De Castro Domingues Da Silva

Este trabalho de investigaí§í£o, estruturado em quatro partes ¿ «da representaí§í£o í  construí§í£o de mundos», «o princípio da indeterminaí§í£o», «estratégias do falso: a perda da inocíªncia», «a leitura do caos» ¿ partiu da percepí§í£o de que os discursos artísticos, sejam eles literários ou cinematográficos, excíªntricos relativamente aos modelos naturalizados tanto pela tradií§í£o académica quanto pela indústria cultural, provocam um efeito de estranhamento da leitura, gerando uma clivagem de públicos e uma limitaí§í£o da recepí§í£o. interessava-nos analisar esse fenómeno que cruza entronizaí§í£o autoral com a elitizaí§í£o de públicos enquanto problema hermeníªutico passível de ¿tratamento¿ escolar, identificando características reportáveis a uma obstaculizaí§í£o da leitura das obras. Delimitámos, assim, um corpus ¿ as obras de joí£o césar monteiro, maria velho da costa, edgar píªra e goní§alo m. Tavares ¿ que consideramos paradigmático tanto da diferení§a face a modelos de representaí§í£o estandardizados quanto da coincidíªncia de idiossincrasias estéticas. na primeira parte, procurámos reconstituir os ¿mundos¿ ético-estéticos indelevelmente autorais, salientando o facto destes se demarcarem do real para se afirmarem como arte, explorando, consequentemente, os diálogos intertextuais como mecanismos de filiaí§í£o no campo artístico. Investigámos, pois, as modalidades de referenciaí§í£o ontológica das narrativas destes autores para descobrirmos nelas a perversí£o da autenticidade na diegese que sustentam, procurando demonstrar como a representaí§í£o é derrogada em favor da objectualizaí§í£o da substancialidade textual (literária ou fílmica), sublinhando a inconsistíªncia da realidade como matéria para construí§íµes narrativas verosimilhantes. na segunda parte, analisámos os vários dispositivos de ambiguaí§í£o ¿ indefinií§í£o de fronteiras entre a arte e a vida, fragmentaí§í£o e entropia narrativa, mutaí§í£o genológica, diálogo intermedial ¿ que relativizam o real e o ficcionado gerando indeterminaí§í£o discursiva e inviabilizando tanto a sedimentaí§í£o de uma ontología quanto a sua credibilidade como representaí§í£o. Este princípio erosivo que marca a obra dos quatro autores terá que ver com uma inconsistíªncia ontológica e teleológica tipicamente pós-moderna, onde a experiíªncia da realidade e do sentido dela deixou de apresentar uma coeríªncia integradora para ser uma construí§í£o subjectiva marcada pela ambiguidade. na terceira parte, mapeámos os diversos processos de desvelamento dos mecanismos narrativos que deslocam a representaí§í£o para o espaí§o aberto da visibilidade textual, expondo a construí§í£o como autenticidade estética e rejeitando a verosimilhaní§a como verdade da arte. Este efeito desrealizante que ostenta a mentira tem uma clara intení§í£o de reforí§ar a procedíªncia autoral, desmistificando a representaí§í£o através de diversas estratégias de evidenciaí§í£o do artifício: o riso, a teatralidade, o discurso metaficcional e a paratextualidade. O falso é instituído como princípio activo contra esse engodo canónico da verosimilhaní§a, validando-se a si próprio como sendo o verdadeiro da arte. na quarta parte, depois de explanarmos como estas obras operam no domínio da contrafací§í£o da representaí§í£o e da (im)possibilidade dos géneros, reflectimos sobre as consequíªncias no lado a jusante chamado recepí§í£o, procedendo a um levantamento dos problemas hermeníªuticos decorrentes da frustraí§í£o dos protocolos de leitura e apontando a aprendizagem em contexto escolar como um caminho para a descoberta desses estranhalizados mundos estéticos.

 

Datos académicos de la tesis doctoral «Da contrafaÁ§Á£o da representaÁ§Á£o Á  (im)possibilidade dos géneros. territórios estéticos autorais: problemática do desencontro com as práticas da recepÁ§Á£o na literatura e no cinema«

  • Título de la tesis:  Da contrafaÁ§Á£o da representaÁ§Á£o Á  (im)possibilidade dos géneros. territórios estéticos autorais: problemática do desencontro com as práticas da recepÁ§Á£o na literatura e no cinema
  • Autor:  InÁªs María De Castro Domingues Da Silva
  • Universidad:  Santiago de compostela
  • Fecha de lectura de la tesis:  13/12/2011

 

Dirección y tribunal

  • Director de la tesis
    • Américo António Lindeza Diogo
  • Tribunal
    • Presidente del tribunal: darío Villanueva prieto
    • anabela Dinis branco de oliveira (vocal)
    • carmen Becerra suarez (vocal)
    • José Antonio Perez bowie (vocal)

 

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