Tesis doctoral de María Júlia Ferreira Valério De Mesquita
Estuda-se a representaí§í£o da violíªncia televisiva, mais especificamente das notícias, relativas í guerra do iraque em 2790 crianí§as e adolescentes portugueses. Através da análise de conteúdo do desenho livre executado em sala de aula, numa amostra de 57 escolas públicas e privadas de portugal continental e insular, verifica-se o efeito das variáveis: sexo, idade, proximidade dos acontecimentos e abordagem mediática na representaí§í£o que as crianí§as e adolescentes constroem da guerra do golfo, concluindo-se ter cada uma destas variáveis um papel determinante nos sentidos que ví£o ser construidos. a autora faz uma leitura constructivista dos resultados, considerando que as repercussíµes do visionamento da guerra nos noticiários televisivos ní£o tem efeitos uniformes, sendo dependente da interrelaí§í£o diní¢mica entre as variáveis dos indivíduos (espectadores), do meio (contexto) e do tratamento mediático que é dado ao assunto. Assim, o espectador ní£o é encarado como vítima passiva dos conteúdos televisivos, mas enquanto activo construtor de sentidos.
Datos académicos de la tesis doctoral «Representación de los niños y adolescentes de la violencia televisiva: la guerra contada por los niños«
- Título de la tesis: Representación de los niños y adolescentes de la violencia televisiva: la guerra contada por los niños
- Autor: María Júlia Ferreira Valério De Mesquita
- Universidad: Extremadura
- Fecha de lectura de la tesis: 10/06/2011
Dirección y tribunal
- Director de la tesis
- Florencio Vicente Castro
- Tribunal
- Presidente del tribunal: Francisco Miras martínez
- luigi Aprile (vocal)
- mercedes Gómez acuñas (vocal)
- nazario Yuste rossell (vocal)