Tesis doctoral de Daniela Filipa Mascarenhas Martinho
O presente trabalho tem como objectivos gerais diagnosticar as dificuldades, dos alunos do 5.º ano de escolaridade, no processo de ensino e aprendizagem de algumas noí§íµes de geometria e grandezas (perímetro, área e volume) e averiguar se certas actividades de investigaí§í£o e a resoluí§í£o de problemas melhoram a aprendizagem dos alunos nesse ano de escolaridade. neste sentido, levantaram-se duas questíµes fundamentais í s quais pretendemos responder: – as aprendizagens realizadas pelos alunos no 1.º ceb influenciam as do 2.º ceb, no domínio da geometria e das grandezas? – que contributo poderá ter a inserí§í£o de certas tarefas, actividades de investigaí§í£o, bem como a manipulaí§í£o de materiais, na aquisií§í£o das competíªncias essenciais previstas para o 5.º ano de escolaridade, no domínio da geometria e das grandezas? a fundamentaí§í£o teórica deste trabalho inclui uma abordagem geral ao ensino e aprendizagem da geometria e das grandezas, incluindo uma caracterizaí§í£o das teorias de desenvolvimento de piaget e vygotsky e da teoria sobre a aprendizagem da geometria de van hiele; o enquadramento da matemática e da geometria no sistema curricular portuguíªs e uma análise da geometria e das grandezas nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. o presente estudo segue uma metodología de carácter misto, por acharmos a mais ajustada ao problema de investigaí§í£o em causa. No entanto, é de referir que a abordagem predominante é a quantitativa. a investigaí§í£o implicou a recolha de dados em duas escolas do ensino básico do distrito do porto. A técnica predominante para recolha de dados foi a aplicaí§í£o de um um teste de avaliaí§í£o de conhecimentos í quase totalidade dos alunos do 5.º ano de escolaridade dessas duas escolas, em dois momentos distintos, no início e no final do ano lectivo 2009/2010. Esse teste foi constituído por questíµes de provas de aferií§í£o, pelo facto destas serem nacionais e terem o intuito de avaliar o modo como os objectivos e as competíªncias essenciais de cada ciclo estí£o a ser cumpridos pelo sistema de ensino, em particular as competíªncias que dizem respeito í geometria e grandezas. a amostra do estudo foi dividida em dois grupos: grupo de trabalho e grupo de controlo. O grupo de trabalho, durante o ano lectivo, foi submetido a aplicaí§í£o de tarefas, envolvendo resoluí§í£o de problemas e actividades de investigaí§í£o, sobre os conceitos geométricos perímetro, área e volume. os resultados obtidos provaram que as aprendizagens decorridas no 1.º ciclo do ensino básico influenciaram as aprendizagens do 2.º ciclo e que os alunos do grupo de trabalho melhoraram, significativamente, os seus resultados do primeiro para o segundo momento de avaliaí§í£o, e esses sí£o superiores aos dos alunos do grupo de controlo, pelo que a aplicaí§í£o das tarefas favoreceu a aprendizagem dos conceitos perímetro, área e volume.
Datos académicos de la tesis doctoral «Dificuldades e estratégias de ensino e aprendizagem da geometria e grandezas no 5.º ano de escolaridade do ensino básico nas escolas e.b. 2/3 da madalena e e.b. 2/3 de pedrouÁ§os do distrito do porto«
- Título de la tesis: Dificuldades e estratégias de ensino e aprendizagem da geometria e grandezas no 5.º ano de escolaridade do ensino básico nas escolas e.b. 2/3 da madalena e e.b. 2/3 de pedrouÁ§os do distrito do porto
- Autor: Daniela Filipa Mascarenhas Martinho
- Universidad: Granada
- Fecha de lectura de la tesis: 04/10/2011
Dirección y tribunal
- Director de la tesis
- Tomas Sola Martínez
- Tribunal
- Presidente del tribunal: andrés Navarro galera
- isabel Cantón mayo (vocal)
- María concepción Domínguez garrido (vocal)
- lorenzo Almazán moreno (vocal)